top of page

Cartilha de Design de Resíduos Cerne: Folhas, Sementes e Quebra-galhos


Cartilha de Design de Resíduos Cerne: Folhas, Sementes e Quebra-galhos

Profa. Adriana Tonani Mazzieiro

RESUMO


O presente artigo apresenta o Projeto de Extensão da Cartilha de Design de Resíduos e Sustentabilidade, o desenvolvimento dos conteúdos e sua transformação em um produto editorial que acompanhará o Projeto de Extensão Cerne. Seu objetivo principal é a explicação do conceito da Cartilha e da caracterização de três formatos para abordar as diferentes informações a serem divulgadas através da mesma.


Palavras-chave: Sustentabilidade. Design de Resíduos. Tecnologia Social


1 INTRODUÇÃO


O projeto editorial Cerne: Folhas, Sementes e Quebra-galhos é uma evolução do conceito inicial do projeto apresentado para a Cartilha de Reaproveitamento de Resíduos e Sustentabilidade, em andamento desde agosto de 2014, cujo objetivo é acompanhar as ações do projeto de extensão Design de Resíduos, que já acontece continuamente há cinco anos, e possui vínculo também com o projeto de Vídeos Tutoriais de Design de Resíduos.


A intenção inicial da Cartilha era a de reportar à comunidade acadêmica e à comunidade externa, principalmente os moradores da comunidade da Vila Pindura Saia, as experiências acumuladas no Projeto Design de Resíduos e possíveis conceitos de sustentabilidade utilizados em suas ações.


Na medida em que entendemos sua função ampliada de comunicação, resolvemos abraçar um conceito maior de produtos editorias, e os qualificamos como Cerne Folhas, o caderno de artigos; como Cerne Sementes, as experiências de ações do projeto de extensão de Design de Resíduos; e como Cerne Quebragalhos, as dicas do cotidiano de uso de materiais recicláveis encontradas em fontes diversas.


Assim, o projeto editorial ganhou uma intenção de maior abrangência visando a registrar e divulgar através destas publicações o conteúdo do projeto de extensão de Design de Resíduos e de Sustentabilidade, e também de outras experiências relacionadas com o tema, com o objetivo de informar à comunidade acadêmica e à comunidade do entorno da Universidade, principalmente, e no futuro, também às escolas e aos professores de ensino médio da vizinhança do campus.


2 DESENVOLVIMENTO DOS FORMATOS E EQUIVALÊNCIAS AOS CONTEÚDOS


As informações serão sistematizadas com três tipos de conteúdo diferentes. O primeiro, que possui o formato de caderno de artigos, conterá as reflexões teóricas suscitadas pelas ações de design de resíduos, de sustentabilidade, e de ações socioambientais do projeto de extensão Cerne, que é a evolução do conceito do projeto de extensão em Design de Resíduos, e que estará ampliando sua área de atuação a partir de agosto de 2015, transformando-se no projeto Cerne, ultrapassando as ações localizadas somente nas comunidades do entorno da Universidade e englobando ações de desenvolvimento de tecnologias de reaproveitamento de materiais residuais de produção industrial que possam ser utilizadas em outros contextos.


Para esse conteúdo escolhemos o nome Cerne Folhas, associando o conceito das ideias a serem apresentadas em artigos da equipe de alunos e professores do projeto, em formato de encadernação com várias páginas, à ideia das diversas folhas de árvores a serem compensadas pelas ações dos nossos projetos.


O segundo dirá respeito às tecnologias sociais desenvolvidas nos projetos e que irão ser publicadas no formato “passo a passo”, como um guia simplificado de ações a serem reaplicadas em outras situações de projetos ou na vida cotidiana das pessoas. O nome escolhido para esse produto editorial é Cerne Sementes, uma vez que as ideias apresentadas funcionarão como pequenas sementes de inovações em outras experiências, a partir da nossa publicação.


O terceiro será uma coletânea de dicas de reaproveitamento, reciclagem e design de resíduos encontradas no cotidiano da comunidade e de outras experiências publicadas em blogs e sites em geral. O nome Cerne Quebra-galhos fará a referência a essas tecnologias e estratégias desenvolvidas no cotidiano das pessoas que servem ao objetivo de resolução de problemas, ferramentas de sobrevivência ou apropriação livre de pensamentos estruturantes do design de objetos de uso geral.


3 OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS


O projeto da cartilha Cerne e seus produtos correlatos têm como objetivos principais junto à comunidade, primeiramente, transferir os conhecimentos já validados e adquiridos nos demais projetos de extensão através da cartilha, criando uma visão crítica do que já foi consolidado nas experiências anteriores. Outro objetivo é a aproximação do conhecimento teórico-científico, publicado na cartilha, com o conhecimento pragmático das pessoas da comunidade, de tal maneira que ela se torne um veículo de reaplicação de práticas metodológicas advindas das experiências de desenvolvimento de tecnologias sociais já adquiridas na relação Universidade-Comunidade. Almejamos também a construção de maior consciência socioambiental junto aos usuários da cartilha.


Com relação à comunidade acadêmica, os objetivos de desenvolvimento da cartilha são: a geração de um design editorial inovador e eficiente para a transmissão de maneira clara e objetiva de suas informações e a preparação dos alunos bolsistas para a seleção e organização dos conteúdos a serem publicados, sua organização em produtos gráficos e sua posterior impressão e divulgação.


4 METODOLOGIA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DA CARTILHA


Esta cartilha aqui apresentada exemplifica os formatos e possíveis conteúdos que foram resultantes das experiências com o Projeto de Design de Resíduos, e que serão reproduzidos nas publicações do acompanhamento das ações futuras do Projeto Cerne. Para isso, a metodologia a ser utilizada, a posteriori, parte da aplicada nesse caso anterior e poderá ser reaplicada nos próximos exemplares da cartilha.


No início, partiu-se de uma pesquisa dos resultados do projeto de extensão em Design de Resíduos, a fim de reavaliar o tipo de produção resultante das ações socioambientais já consolidadas, para que se pensasse no tipo de formato editorial que comportasse a reflexão teórico-crítica sobre essas práticas, e foram produzidos estes quatro artigos que constituem o modelo da cartilha Cerne Folhas. Nas próximas edições haverá sempre artigos que virão neste formato editorial.


A partir disso, resolvemos que as experiências de tecnologia de encadernação com fio de PET, o desenvolvimento da fiadora de PET e a experiência de execução dos espirais de PET resultantes do projeto de extensão em Design de Resíduos deveriam ser publicadas como um “passo a passo”, para melhor entendimento dos procedimentos utilizados. Esses “passo a passo” foram organizados em uma sequência de desenhos com informações sobre cada passo a ser dado até o resultado final em um banner-capa do conjunto, que poderá funcionar pendurado na parede ou para consultas esporádicas, constituindo o formato do Cerne Sementes.


Elencaram-se também informações pertinentes sobre sustentabilidade e meio ambiente a serem transmitidas na cartilha Cerne Quebra-galhos. Elas deverão vir organizadas como fichas que poderão ser colecionadas e virar um conjunto de referências bibliográficas, com referências de sites e blogs importantes.


5 CONCLUSÃO


O produto apresentado representa o modelo editorial escolhido para acompanhar as experiências acadêmicas dos projetos de extensão da Universidade Fumec que têm como objetivo comum o desenvolvimento de tecnologias sociais, ações socioambientais e sustentabilidade.


Espera-se com este conjunto editorial informar, reproduzir e divulgar as experiências adquiridas nos projetos, as informações pertinentes encontradas no cotidiano das pessoas e as tecnologias e metodologias utilizadas nos produtos gerados, sejam eles resultantes de pensamentos estruturados de design, ou de processos de criação da comunidade que contenham conteúdo correlato.


5 REFERÊNCIAS DESIGN DE RESÍDUOS.


Disponível em: https://designresiduofumec.wordpress.com. Acesso em junho de 2015.












bottom of page