top of page
20181016_1618172_edited.jpg

PUBLICAÇÕES

Artigo SDS-SIMPÓSIO DESIGN SUSTENTÁVEL 2019

Social Design: An introduction to Brazilian’s perspective

Juliana Pontes Ribeiro, Adriana Tonani Mazzieiro, Gabriel Julian Wendling Cardoso and Giulia Pereira Brito

ABSTRACT

This article discusses the approximations and differences in the processes of Social Design and Social Innovation when developed in Italy and Brazil. The understanding of the local conditions of the contexts in which the actions are materialized is of fundamental importance in order to understand, principally, the difficulties of carrying out design processes in Brazilian communities that result in the transformation of models, practices, products and services recognized as real innovations according to the original concepts of the European tradition. Thus, some case studies from Italy and Brazil have been used to elicit evidence that the susceptibility of successful applications of these theories and methods is largely due to external constraints of a social, cultural, environmental or economic nature.

Artigo LeNS Conference 2019

Cerne Project and Remexe Collection: actions in social design in search of social innovations of systemic character

Juliana Pontes Ribeiro, Adriana Tonani Mazzieiro e Gabriel Julian Wendling Cardoso

RESUMO

O presente artigo apresenta a experiência de uma ação coordenada entre três instituições – Universidade FUMEC, Centro Cultural Lá da Favelinha e SEBRAE/MG – desenvolvida a partir de uma perspectiva sistêmica, com a intenção de integrar a comunidade das vilas do Aglomerado da Serra com os bairros no seu entorno, região na qual está localizada a FUMEC, estimulando uma rede colaborativa de fluxos de roupas, acessórios e sapatos usados, destinados a um processo de reinvenção criativa por meio da lógica do upcycling. Esse trabalho foi fundamentado nos conceitos de Design Social e na consciência acerca da necessidade de integração sustentável com o ambiente natural, repensando os limites da sua capacidade de fornecer matárias-primas e absorver os impactos dos resíduos da nossa sociedade.
 

Artigo SDS-SIMPÓSIO DESIGN SUSTENTÁVEL 2017

Do Design de Resíduos ao Cerne: transferência de conceitos, métodos e saberes entre projetos de extensão em Design Social

Juliana Pontes Ribeiro, Adriana Tonani, Ygor Bernardes e Alberto Otero

RESUMO

O presente artigo trata da experiência de compartilhamento, ampliação e desenvolvimento de conceitos e metodologias entre os projetos de extensão universitária Design de Resíduos e Cerne: Design, Arquitetur, Artesanato e Arte, ampliando seu caráter interdisciplinar. Essa reflexão tem o objetivo documentar e discutir os procedientos técnicos, conceituais e práticos desse tipo de transferência de conhecimento adquirido entre projetos, com vistas a servir de referência para outras experiências similares. A metodologia usada foi a de estudo comparativo entre conceitos, processos de construção de identidade e escopo de atividades dos projetos envolvidos. Os resultados e conclusões dessas análises fornecem parâmetros para a discussão da ampliação e continuidade de projetos de extensão universitária em design social, mantendo os compromissos socioambientais que os regem e aproveitando o conhecimento acumulado.

bottom of page