top of page
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

CARTILHA DE DESIGN DE RESÍDUOS CERNE: FOLHAS, SEMENTES E QUEBRA-GALHOS

Profa. Adriana Tonani Mazzieiro

RESUMO

O presente artigo apresenta o Projeto de Extensão da Cartilha de Design de Resíduos e Sustentabilidade, o desenvolvimento dos conteúdos e sua transformação em um produto editorial que acompanhará o Projeto de Extensão Cerne. Seu objetivo principal é a explicação do conceito da Cartilha e da caracterização de três formatos para abordar as diferentes informações a serem divulgadas através da mesma.

COCRIAÇÃO E CULTURA NAS PERIFERIAS

Ana Luiza Fernandes Pereira Diniz, Juliana Pontes Ribeiro

RESUMO

O presente artigo busca investigar como a cocriação se desenvolve dentro do contexto da economia colaborativa do século XXI, e a sua relação com as manifestações culturais tipicamente periféricas dentro de favelas e comunidades. Procura também entender o papel do designer como articulador social na promoção do empoderamento dos indivíduos destas localidades e na melhoria da qualidade de vida através da cultura e da arte.

O CAMPO DO DESIGN: O valor do método na afirmação de um campo do saber

Euclides Guimarães e MEDA

RESUMO

O DESIGN PARA POUCOS E O DESIGNER PARA TODOS

Ana Lívia Machado Nunes

RESUMO

Quero falar da profissão designer e seus objetivos primários e atuais. Citar o campo ampliado, as funcionalidades/pensamentos do designer para aplicação na sociedade e em outros contextos. Contextualizar o designer como solucionador, e conhecedor de varias áreas, (o design e a antropologia). Também dar exemplos de organizações que trabalham com design social nos dias atuais.

A COROA DOS OPRIMIDOS: DESIGN DE MODA E IDENTIDADE EM COMUNIDADES

Ana Luiza Fernandes Pereira DINIZ, Andréa de Paula Xavier VILELA 

RESUMO

O presente artigo busca analisar as relações entre moda e identidade em um contexto social, partindo da teoria de Nestor Canclini sobre culturas híbridas e relacionando este elemento ao consumo de moda dentro das comunidades urbanas, e tem como objetivo investigar como o designer de moda pode, partindo dos princípios do design social, contribuir efetivamente para a construção de uma identidade das comunidades, levando em consideração suas particularidades e seus anseios. Propõe ainda uma reflexão sobre como o design pode contribuir para o empoderamento dos indivíduos das comunidades, promovendo o seu bem estar social.

MODA EM PROL DA SUSTENTABILIDADE E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Lívia Aguiar Castro

RESUMO

O presente artigo parte da abordagem crítica sobre a indústria da moda, no que diz respeito aos impactos de sua ascensão que resulta no modelo econômico de moda conhecido como fast fashion, a velocidade sistemática da moda que traz baixo custo monetário ao consumidor e alta penalização humana na cadeia produtiva. Para analisar o fast fashion foi consultado o ponto de vista do economista italiano Enrico Cietta e considerou-se fatos e notícias que mostram alguns dos efeitos do modelo não só na economia, como nas pessoas. Tal consequência aponta para a
necessidade de busca pela sustentabilidade, em seu mais amplo conceito, gerando a valorização de bens produzidos de forma artesanal e levando a diversas medidas e soluções com o objetivo de pensar as condições em que a moda pode se tornar instrumento de igualdade social. Apresentou-se dessa forma, cases em que o fair trade é abordado e que devem servir como exemplo para designers e profissionais da moda.

O Design como uma Ferramenta de Mudança Social

Majito

RESUMO

TRANSEMIOSE CULTURAL: A COLOCAÇÃO IDENTITÁRIA ANTE A ASSIMETRIA GLOBAL

Paula Azevedo Rennó Campos

 

RESUMO

O contato intercultural caminha para uma homogeneização da cultura global. Diante do desequilíbrio de poder mundial, surgem questões relativas ao receio da perda da identidade e da força cultural junto à necessidade contemporânea de desenvolvimento e de inserção do local no contexto global. Ante essas circunstâncias de perda das fronteiras abstratas de segmentação mundial, as manifestações da cultura e da identidade são abordadas nesta pesquisa em seus papeis de atuação dentro do artesanato e do design. Surge então a demanda de um profissional transdisciplinar em um contexto transcultural.

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS MATERIAIS GRÁFICOS DO CERNE

Ygor Benardy

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo explicar como se deu o processo de criação dos materiais gráficos correspondentes às ações do projeto de extensão Cerne: Design, Arquitetura, Arte, Artesanato, bem como apresentar o desafio de gerar identidade e unidade entre eles.

bottom of page